Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias

latest

21 de março: Dia Mundial da Síndrome de Down

Instituído em 2012 pelas Organizações da Nações Unidas- ONU, o Dia Mundial da Síndrome de Down, é comemorado em 21 de março. A data escolhid...

Instituído em 2012 pelas Organizações da Nações Unidas- ONU, o Dia Mundial da Síndrome de Down, é comemorado em 21 de março. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

Reprodução

John Langdon Haydon Down foi o médico dedicado na investigação de crianças com deficiência mental. Com um extenso trabalho e anos de investigação, Down constatou que a síndrome baseava-se em um conglomerado de sinais e sintomas que submetiam o paciente a apresentar retardo no desenvolvimento de uma maneira geral. Em 1.958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs expuseram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética. É importante salientar que SD não é uma doença, mas uma condição genética que o indivíduo pode desenvolver por diversos fatores da condição humana.

Existe uma série de alterações associadas à SD que precisam de um olhar mais aguçado e necessitam de exames específicos para seu diagnóstico, são elas: cardiopatia congênitas, alterações oftalmológicas, auditivas, do sistema digestório, endocrinológica, do aparelho locomotor, neurológicas, hematológicas e ortodônticas.

A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, conta com vários eventos para conscientização e celebração do dia 21 de março. Se você tem interesse em descobrir mais sobre a SD, vale a pena participar das oficinas que serão promovidas no site da FBASD.

Rafaela Soares.


Nenhum comentário