Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias

latest

Dança das cadeiras antes de mata-mata vira “tradição” no Flamengo; confira

A dança das cadeiras já virou rotina no futebol brasileiro e no Ninho do Urubu não é diferente. Desde 2019, seis treinadores passaram pelo F...


A dança das cadeiras já virou rotina no futebol brasileiro e no Ninho do Urubu não é diferente. Desde 2019, seis treinadores passaram pelo Flamengo e a curiosidade são as frequentes trocas antes do mata-mata da Libertadores.

Abel Braga

O primeiro treinador a assumir o clube desde então foi Abel Braga, que conquistou o título Carioca de 2019. Porém, pela Libertadores foi bastante contestado pelo desempenho fraco que quase custou a classificação da equipe para as oitavas de final.

O Flamengo se classificou apenas em 1°, flertando com a eliminação na última rodada quando empatou com o Peñarol fora de casa. Na fase de grupos sob o comando de Abel foram 6 jogos, 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

Mesmo com a classificação para o mata-mata e o título carioca, o treinador pediu demissão após a vitória do Flamengo por 3 x 2 sob o Athletico, no Maracanã, pelo Brasileirão, onde o treinador saiu xingado pela torcida. Outros motivo foi a falta de respaldo da diretoria e o incomodo pelo contato do clube com Jorge Jesus.

O ciclo de Abel terminou após 28 partidas, 18 vitórias, 6 empates e 4 derrotas.

Jorge Jesus

Após Abel Braga classificar o clube para o mata-mata, o sucessor foi Jorge Jesus, português que comandou o Flamengo na segunda metade do ano e um dos grandes responsáveis pelo ano mágico do clube. Na beira do campo, Jorge Jesus esteve presente em 57 jogos, sendo 43 vitórias, 9 empates e apenas 4 derrotas.

O Mister é considerado um dos maiores treinadores da história do clube tendo conquistado Libertadores (2019), Brasileirão (2019), Supercopa do Brasil (2020), Recopa Sul-Americana (2020) e Carioca (2020). Com o inicio da pandemia, o português saiu do clube por conta própria para voltar a Portugal.

Domenec Torrent

Com a saída de Jorge Jesus em 2020, o escolhido para comandar a equipe foi o espanhol Domenec Torrent. O treinador fez uma ótima fase de grupos da Libertadores pelo clube terminando em 1° com 15 pontos (6 jogos, 5 vitórias e 1 derrota) garantindo a vaga para as oitavas de final.

Porém, o desempenho considerado abaixo no Brasileirão custou o cargo de treinador. Na competição nacional foram 18 jogos, 9 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. No total, o espanhol comandou os clube carioca em 24 partidas, sendo 14 vitórias, 4 empates e 6 derrotas.

Rogério Ceni

Também assumindo o Flamengo antes do mata-mata da Libertadores, Ceni acabou sendo eliminado logo nas oitavas de final. Além da Libertadores, Rogério também acabou sendo eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil para o São Paulo.

As duas eliminações logo no começo do trabalho pressionaram o treinador que acabou comandando a equipe para a conquista do 8° título brasileiro de sua história. Em 2021, Ceni também conquistou o Campeonato Carioca e a Supercopa do Brasil, diante de Fluminense e Palmeiras, respectivamente.

Na Libertadores, o treinador classificou o Rubro-Negro para as oitavas de final com 12 pontos ganhos (6 jogos, 3 vitórias e 3 empates) e após irregularidades, foi demitido para a chegada de Renato Gaúcho.

Foram 45 jogos no comando do Flamengo, onde conquistou 23 vitórias, 11 empates e amargou 11 derrotas.

Renato Gaúcho

Renato assumiu o Flamengo e levou os cariocas até a grande final da Libertadores de 2021. A campanha no mata-mata foi tranquila, eliminando Defensa y Justicia, Olímpia e Barcelona de Guayaquil com extrema superioridade.

Porém, pela troca de farpas de com Jorge Jesus em 2019 e a famosa frase com R$ 200 milhões é fácil, falando sobre o Flamengo de daquele ano, o treinador nunca foi unanimidade no Rubro- Negro. A situação dele piorou após a eliminação na semifinal da Copa do Brasil para o Athletico, onde Renato ouviu xingamentos e gritos de Mister em pleno Maracanã, e o vice na Libertadores foram fatores cruciais para sua demissão.

Ao todo foram 37 jogos, 24 vitórias, 8 empates e 5 derrotas no comando do clube.

Dias atuais

Flamengo contratou o português Paulo Sousa para comandar a equipe em 2022. O treinador saiu da seleção polonesa para assumir o clube e, mesmo tendo tempo para trabalhar com pré-temporada e respaldo da diretoria para fazer reformulação, Paulo Sousa não obteve sucesso.

O sucessor do lusitano é o velho conhecido Dorival Júnior, que assim como Jorge Jesus, Rogério Ceni e Renato Gaúcho, vai assumir o Rubro-Negro já classificado para o mata-mata da Libertadores.

Com um trabalho muito contestado, o treinador deixou o Flamengo após 32 jogos, 19 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. Além das atuações consideradas fracas da equipe durante o ano, as derrotas para o lanterna Fortaleza e para o Bragantino (que não vencia há 9 jogos), o português não resistiu e deu adeus ao clube carioca.

Com informações do Metrópoles

Nenhum comentário