Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias

latest

Será removida 'Galinha de ouro' instalada no Centro de SP por não ter autorização da prefeitura

Estátua foi colocada na Avenida Ipiranga, 197, por lanchonete para divulgar novo hambúrguer à base de planta e sugerir ao consumidor a troca...

Estátua foi colocada na Avenida Ipiranga, 197, por lanchonete para divulgar novo hambúrguer à base de planta e sugerir ao consumidor a troca da proteína animal pela vegetal.



A Prefeitura de São Paulo afirmou nesta segunda-feira (20) que não autorizou a instalação da galinha de ouro no Centro da capital paulista e que ela será removida.


Depois do "touro de ouro" e da "vaca magra", a "galinha de ouro" chegou ao Centro de São Paulo. A estátua de cerca de 200 kg foi colocada na Avenida Ipiranga, 197.


A instalação foi feita por uma rede de lanchonetes para divulgar um novo hamburguer à base de planta. O objetivo, segundo a equipe de marketing, é provocar "uma reflexão no consumidor e convidar para uma mudança, substituindo o consumo da proteína animal pela vegetal." Na parede da lanchonete, cartazes dizem que "a era de ouro do Frango já chegou", "peça o seu notchicken burguer aqui".


De acordo com a Prefeitura, não houve pedido de autorização para a instalação da escultura na Avenida Ipiranga e tampouco autorização emitida para que ela possa ocupar o referido espaço público. A equipe de fiscalização foi acionada para a remoção do objeto.


Como o g1 revelou, a estátua do Touro de Ouro violou Lei Cidade Limpa e não tinha autorização da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) para ser instalada. Com isso, foi multada e retirada (leia mais abaixo).


“Entre as atribuições da CPPU está a adequação do uso do espaço público à Lei Cidade Limpa para todo tipo de mobiliário urbano em logradouros públicos. Sem a autorização do colegiado, existe justamente uma infração à Lei Cidade Limpa que é claramente passível de multa”, afirmou o ex-diretor de Urbanismo da Prefeitura de São Paulo, Kazuo Nakano, sobre o Touro de Ouro.


Nas redes sociais, leitores criticaram a instalação da galinha: "Ao invés de estarem gastando com esses trambolhos que mais viram obstáculos do que escultura, poderiam investir em programas pra erradicação da fome de populações vulneráveis", disse um.


"Não consigo fazer uma relação eficaz com tema. Me parece um 'pegar a onda' dos últimos acontecimentos. Não tem uma concepção sólida, muito menos criativa e provavelmente só vai servir para selfies. Sou a favor de refletirmos nosso consumo de carne, mas essa instalação é só ostentação, um grande vazio de 3 metros de dourado... e num momento em que tanta gente passa fome em nosso país", disse outro.


Com informações de g1

Nenhum comentário