Em primeiro dia de ampliação do público, nesta semana, número chega a mais de 11 mil Quem já se vacinou contra a gripe nos anos anteriores t...
Desde 19 de março, quando a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) iniciou, a Secretaria de Saúde (SES-DF) aplicou 193.470 doses. Nesta semana (2), com a ampliação do público-alvo para pessoas a partir dos seis meses de idade, o primeiro dia contabilizou 11,2 mil imunizados pertencentes a todas as faixas etárias.
Para se vacinar, a orientação é levar documento de identidade e, se tiver, a caderneta de imunização. Ao chegar no local, uma equipe de saúde irá avaliar todos os esquemas e, caso necessário, oferecer as doses faltantes.
![]() |
Desde quinta-feira (2), todos os bebês a partir dos seis meses de idade, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem se vacinar contra a gripe no DF. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF |
"Diante da mudança de clima, em que atravessamos a sazonalidade, é um momento propício para surgir doenças respiratórias. Devido a isso, é de suma importância que todas as pessoas acima de 6 meses procurem a sala de vacina mais próxima para receber a dose contra a gripe”, reforça a gerente da Rede de Frio da SES-DF, Tereza Luiza Pereira. “Dessa forma, conseguimos reduzir bastante o número de complicações e internações por essas doenças”, acrescenta.
Mesmo quem já se vacinou contra a gripe nos anos anteriores deve comparecer, pois a cada ano o imunizante é atualizado e passa a proteger contra novas variantes do vírus. Porém, quem já estiver gripado ou com suspeita de dengue deve aguardar o fim dos sintomas para receber a dose.
Ampliação
Desde quinta-feira (2), todos os bebês a partir dos seis meses de idade, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem se vacinar contra a gripe no Distrito Federal. São mais de cem salas preparadas para receber a população, até o fim dos estoques. A lista completa dos locais, com endereços e horários de atendimento, está disponível no site da SES-DF. [https://www.saude.df.gov.br/vacinacao-influenza]
A constante mudança dos vírus influenza, segundo Pereira, requer um monitoramento global e uma frequente reformulação da vacina contra a gripe. "O imunobiológico oferecido no Sistema Único de Saúde [SUS] protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul e que causaram casos graves da doença”, explica a gerente.
Fonte: Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Nenhum comentário