Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias

latest

Brasil voltará a exigir vistos de cidadãos da Austrália, Canadá e EUA em 2024

Retomada da política de reciprocidade para países que cobram visto de brasileiros está marcada para 10 de janeiro do próximo ano. Governo Fe...

Retomada da política de reciprocidade para países que cobram visto de brasileiros está marcada para 10 de janeiro do próximo ano. Governo Federal está disposto a negociar isenção

O Governo Federal prorrogou para 10 de janeiro de 2024 o prazo para o restabelecimento da exigência de vistos de entrada no Brasil para portadores de passaporte comum da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos.

"No governo anterior, foi suspensa a obrigatoriedade de americanos, canadenses, australianos e japoneses, que não precisavam de vistos para vir ao Brasil. Foi dado de graça. Sem reciprocidade. Brasileiros continuaram a precisar de visto”.
O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) explicou que o Brasil está disposto a negociar a isenção de vistos quando isso for uma prática bilateral, como ocorreu este ano com o Japão. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil


O Decreto n° 11.692 foi publicado na quarta-feira (6/9) no Diário Oficial da União, alterando a entrada em vigor do Decreto n° 11.515/2023, que previa o início da cobrança de vistos para 1º de outubro.

A prorrogação visa permitir a conclusão do processo de implementação do sistema e evitar o início da implementação da exigência de vistos em período próximo à alta temporada de viagens de fim de ano, garantindo assim sua introdução segura, sem afetar o setor de turismo.

No programa “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comentou sobre a questão dos vistos. “No governo anterior, foi suspensa a obrigatoriedade de americanos, canadenses, australianos e japoneses, que não precisavam de vistos para vir ao Brasil. Foi dado de graça. Sem reciprocidade. Brasileiros continuaram a precisar de visto”, lembrou.


NEGOCIAÇÕES – “No início do governo, por instrução do presidente, restabelecemos os vistos. Chamamos os países para tentar negociar. O Japão aceitou e negociamos. Outros alegaram que não era possível pela legislação de cada um deles”, disse Vieira.

O ministro afirmou ainda que o Governo Federal está disposto a negociar a isenção de visto na base da reciprocidade. “Ou seja, o país que aceitar que os brasileiros viajem sem visto físico, daremos a mesma vantagem”, explicou.

Em maio, o presidente Lula esteve no Japão e fechou acordo para liberar de vistos os brasileiros que entram naquele país e os japoneses que chegam ao Brasil. A medida de isenção vai entrar em vigor a partir de 30 de setembro.

Fonte: Secom/ Governo Federal

Nenhum comentário