Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias

latest

Publicado aviso de licitação para construção do Hospital do Recanto

  Projeto do Hospital do Recanto das Emas, que terá 100 leitos, sendo 60 de internação adulta, 30 de internação pediátrica e dez de UTI pedi...

 

Projeto do Hospital do Recanto das Emas, que terá 100 leitos, sendo 60 de internação adulta, 30 de internação pediátrica e dez de UTI pediátrica | Foto: Divulgação
O edital foi divulgado nesta quinta-feira (16) na edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal. A unidade hospitalar terá 100 leitos e um investimento estimado de R$ 147 milhões
O governador Ibaneis Rocha deu o primeiro passo para a construção de novos hospitais públicos que vão reforçar a saúde do Distrito Federal. Por determinação do chefe do Executivo, foi publicado o edital de aviso de licitação para contratar a empresa responsável pelo projeto e pela obra de criação do Hospital do Recanto das Emas. O ato foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (16).
“Vou voltar cobrando muito forte a questão das obras para que a gente faça as entregas. Vamos construir o primeiro hospital da cidade do Recanto das Emas. É uma promessa de campanha”, destaca o governador Ibaneis Rocha.
O certame será realizado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que produz o anteprojeto com as exigências necessárias. O valor estimado de contratação é de R$ 147.638.223,91. O processo licitatório prevê o regime de contratação integrada – em que a empresa ou o consórcio vencedor tem como responsabilidade a elaboração do projeto básico e a execução da obra -, tendo como critério de julgamento a melhor combinação de técnica e preço.
“Em curto espaço de tempo e com muito empenho das equipes, lançamos o edital de licitação para o Hospital do Recanto das Emas no modelo de contratação integrada, que dará mais celeridade e eficiência para a obra, prevista para 24 meses”, declara o presidente da Novacap, Fernando Leite.
“Nós vamos ter uma porta aberta de emergência pediátrica, considerando que não há esse atendimento nessa localidade, e vamos ter leitos de clínica médica de retaguarda, tanto leitos de enfermaria, como de cuidados intermediários”
Lucilene Florêncio, secretária de Saúde
Estrutura
O hospital será construído em uma área de 17 mil metros quadrados no Lote 25, Quadra 104, Setor Hospitalar, Recanto das Emas. A unidade terá 100 leitos, sendo 60 de internação adulta, 30 de internação pediátrica e dez de UTI pediátrica. Além disso, a unidade contará com centro cirúrgico com duas salas de cirurgia, pronto-socorro e instalação moderna de ar condicionado.
“O hospital vem nesse momento de encontro a uma necessidade dessa população que não possuía leitos hospitalares. Nós vamos ter uma porta aberta de emergência pediátrica, considerando que não há esse atendimento nessa localidade, e vamos ter leitos de clínica médica de retaguarda, tanto leitos de enfermaria, como de cuidados intermediários”, explica a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
A titular da pasta ressaltou que esse é um hospital de pequeno porte e que vai ser entregue com celeridade para a população. “Contempla, inicialmente, esse déficit e carência de leitos que o Recanto das Emas possui. É uma população jovem, onde a gente priorizou esse atendimento emergencial em pediatria e clínica médica”, ressalta.
Para o administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, o hospital vai melhorar o atendimento em saúde e atender uma demanda da cidade. “O Recanto das Emas está entre as maiores regiões administrativas, abrigando milhares de pessoas que buscam um atendimento de qualidade na área da saúde. A construção do hospital atenderá uma demanda antiga e incansável da comunidade”, destaca.
Reforço na saúde
Esse é o primeiro dos três hospitais anunciados por Ibaneis Rocha na campanha e durante o período de transição para o segundo mandato a ter o edital de licitação publicado. O ato esteve entre as medidas reveladas pelo governador no pronunciamento de retorno ao cargo.
A expectativa é de que em abril seja divulgado o edital para construção do Hospital do Guará e, em seguida, o de São Sebastião. O GDF tem ainda dois projetos: o Hospital do Gama e o Hospital do Servidor.
Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Nenhum comentário