Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias

latest

Balsa que invadiu território indígena Xipaya é apreendida no Pará

Embarcação utilizada por garimpeiros foi identificada após varreduras intensas com helicópteros e lanchas ICMBIO/Divulgação A balsa utilizad...

Embarcação utilizada por garimpeiros foi identificada após varreduras intensas com helicópteros e lanchas


ICMBIO/Divulgação


A balsa utilizada por garimpeiros que invadiram o território indígena Xipaya (PA) foi apreendida neste sábado (16/4). Dois adolescentes e cinco adultos estavam a bordo.


A embarcação foi encontrada pela operação conjunta entre Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Federal (PF) e Força Nacional de Segurança Pública. O Ministério da Justiça e Segurança Pública coordenou a resposta de socorro aos indígenas.


Em vídeo publicado nas redes sociais, a cacica Juma Xipaia mostra a balsa de grandes proporções. Paulo Teixeira, delegado da PF, explicou que houve dificuldade para encontrar o aparato, que se ocultava dos helicópteros que participavam das buscas.



As forças de segurança, porém, conseguiram identificar a balsa no Riozinho do Anfrísio. “Foi necessário fazer varreduras com lanchas pelos afluentes do rio Iriri, e por isso é uma vitória termos feito o achado em praticamente um dia”, destacou Teixeira.


Os adultos presos na operação foram multados e levados para Polícia Federal de Itaituba. Os menores foram apreendido.


Ataque hostil de garimpeiros

Juma, liderança indígena da região, enviou alertas a partir da noite de quinta-feira (14/4) sobre a invasão de garimpeiros. O território Xipaya está localizado há cerca de 400 quilômetros da cidade paraense de Altamira.


“Estão destruindo o nosso território, estão com armas pesadas”, alertou.


Juma disse que seu pai tentou se aproximar para entender o conflito, mas foi recebido violentamente pelos garimpeiros. A indígena contou que lideranças de outras aldeias se dirigiram ao local para tentar dialogar com os invasores.


Na manhã dessa sexta (15/4), a página oficial do Ministério Público Federal (MPF) no Pará informou que o órgão está acompanhando o caso e que autoridades de fiscalização e segurança foram acionadas.“Funai, Ibama, PF, PM, Força Nacional e ICMBio foram informados para tomarem as medidas necessárias”, publicou o perfil do MPF.



Com informações de Metrópoles 

Nenhum comentário