Os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo são celebrados por católicos de todo o mundo na Semana Santa. Os eventos têm início n...
Os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo são celebrados por católicos de todo o mundo na Semana Santa. Os eventos têm início nesta quinta-feira (31/3) e ápice no Domingo de Páscoa (4/4), impactando o funcionamento de diversos serviços no Distrito Federal.
A primeira alteração foi publicada no Diário Oficial (DODF) de segunda-feira (29/3), com decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) tornando esta quinta ponto facultativo para servidores. Pela tradição católica, a Quinta-Feira Santa lembra a última ceia e prisão de Jesus.
A Sexta-Feira Santa (2º/4) é dia da Paixão de Cristo e feriado nacional desde 1995. Na data, são lembrados o sofrimento de Jesus e sua morte crucificado. No Sábado de Aleluia (3/4), a comunidade católica espera em vigília a ressurreição de Cristo, o que ocorre no Domingo de Páscoa.
Após recentes decisões judiciais – que determinaram a volta do lockdown e, logo depois, a liberação das atividades econômicas –, comércios e serviços do DF precisaram ajustar seus horários de funcionamento no feriadão. O Metrópoles preparou um roteiro do que abre e o que fecha durante a Semana Santa.
Veja como ficou:
Comércio
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou a liminar que determinava a volta das medidas restritivas no Distrito Federal, a partir desta quinta (1/4). Desse modo, o comércio está liberado para funcionar, mas com horários específicos.
As academias, por exemplo, podem abrir das 6h às 21h. Bares e restaurantes, entre as 11h e as 19h; comércio de rua, das 11h às 20h. Já os salões de beleza, barbearias, esmalterias e centros estéticos devem respeitar os horários de 10h às 19h; clubes recreativos, das 6h às 21h; shoppings e centros comerciais, das 13h às 21h. O toque de recolher, das 22h às 5h, continua em vigor. Bebidas alcoólicas não podem ser vendidas pelos estabelecimentos a partir das 20h.
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), o comércio fechará apenas na sexta-feira (2/4).
Bancos
Agências funcionam nesta quinta-feira (1/4), da 10h às 14h. Fecham na sexta-feira (2/4).
Saúde
Devido à pandemia da Covid-19, o funcionamento das unidades de Saúde do DF será normal durante o feriado, o que inclui o atendimento em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e administração central.
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) informou que não haverá atendimento na Sexta-Feira da Paixão. No sábado, o funcionamento é normal, das 7h às 18h. O Hemocentro não abre aos domingos. O agendamento permanece obrigatório, devido à pandemia de coronavírus, e pode ser feito pela internet ou por telefone.
Transporte
De acordo com a Semob, nesta quinta-feira, todos os coletivos estarão em operação normal, com tabela horária de dia útil. No feriado desta sexta-feira da Paixão, as linhas de ônibus do sistema de transporte público coletivo do DF funcionarão com tabela horária de domingo.
No fim de semana o transporte coletivo terá funcionamento normal, conforme as tabelas regulares de sábados e domingos.
No metrô, o feriado impactará apenas a sexta-feira. O serviço funcionará no horário de feriado: das 7h às 19h. Nesta quinta, das 5h30 às 23h30.
Segurança e fiscalização
O feriado não altera o serviço operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e das polícias Militar e Civil. Os serviços operam em regime de escala e ininterruptamente. No entanto, pode interferir no serviço administrativo.
Na quinta-feira, o Detran-DF irá funcionar normalmente. Porém, o atendimento ao público é somente mediante agendamento prévio. Já na sexta-feira, o atendimento ao público e a área não irão funcionar, mas as equipes de fiscalização e engenharia de trânsito trabalharão.
No Departamento de Estradas e Rodagem (DER), na quinta-feira não terá atendimento presencial no setor de Multas e Penalidades, na sede do órgão. As operações de reversão de sentido nos horários de pico nas vias DF-003 e DF-095/BR-070 serão realizadas normalmente. Neste dia, por ser ponto facultativo, o Eixo Rodoviário estará aberto ao tráfego de veículos normalmente, bem como a faixa exclusiva de ônibus da EPNB permanece exclusiva apenas aos coletivos, vans escolares e táxis.
Já na sexta-feira, as operações de reversão na subida do Colorado e na Estrutural/BR-070 não serão realizadas. Na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075) a faixa exclusiva para ônibus estará liberada para o tráfego de todos os veículos.
Outros serviços
Vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), os conselhos tutelares funcionarão tanto no ponto facultativo, quanto na sexta, em regime de plantão, exclusivamente para receber denúncias para o plantão do CISDECA. Telefones: 3234-8555 e 3234-2876.
Já os posto do Na Hora localizados em shoppings, seguem os horários de funcionamento dos estabelecimentos.
O Procon-DF funcionará a equipe de fiscalização e haverá atendimento presencial na sede do Venâncio 2000.
Postos do Na Hora e Procon não funcionarão no feriado do dia 2, sexta-feira, Paixão de Cristo. Já o Pró-Vítima funcionará em regime de plantão na quinta e na sexta-feira.
Os restaurantes comunitários estarão abertos na quinta e no sábado, mas ficarão fechados no sábado e normalmente não funcionam aos domingos.
No dia 1º, todas as unidades dos Correios estarão funcionando normalmente. Já na sexta, não haverá atividade nas agências de atendimento e unidades de tratamento e distribuição.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) anunciou a suspensão do expediente na secretaria e nos ofícios judiciais do DF, entre os dias 31 de março e 4 de abril, em virtude do feriado forense para a Justiça local.
Dessa forma, serviços, julgamentos e prazos judiciais serão descontinuados, ficando automaticamente prorrogados para o 1º dia útil subsequente. Durante a suspensão do expediente, o TJDFT funcionará em regime de plantão, atendendo apenas medidas urgentes.
Na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) não haverá expediente na quinta e sexta. Porém, as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão.
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) manterá os serviços de varrição, coleta seletiva e coleta convencional em funcionamento normal na quinta-feira. Na sexta, esses serviços funcionarão em regime de plantão e a Unidade de Recebimento de Entulho estará fechada.
Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) fecham apenas na sexta-feira. Os Centros Pop não fecharão.
Já as equipes de emergência e o teleatendimento da CEB-DF funcionam diariamente, atuando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os canais virtuais da companhia seguem disponíveis para atender a população.
Lazer
Por conta da pandemia do novo coronavírus os espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura estão fechados temporariamente. Assim como a Torre de TV.
Entretanto, o Eixão do Lazer (foto em destaque) é uma opção durante a sexta-feira e estará aberto a pedestres e ciclistas das 6h às 18h. Além do Jardim Zoológico de Brasília, aberto de terça a domingo de 9h às 17h. A entrada no Zoo é permitida somente até às 16h.
Parques
Todos os parques sob administração do Brasília Ambiental estarão funcionando normalmente durante o feriado. No momento, os eventos seguem suspensos e a única medida obrigatória é o uso de máscara.
Ainda assim, funcionários estão atentos para orientar os frequentadores em caso de aglomeração. Confira os horários de funcionamento:
Parque Recreativo do Gama
Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Distrital das Copaíbas
Aberto todos os dias, das 8h às 18h
Monumento Natural Dom Bosco
Aberto todos os dias, das 6h às 20h
Parque Ecológico do Paranoá
Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Sucupira
Aberto todos os dias, das 6h às 20h
Parque Ecológico do Lago Norte
Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico da Asa Sul
Aberto todos os dias, das 6h às 20h
Parque Ecológico Olhos d’água
Aberto todos os dias. Portão principal das 5h30 às 20h e portões laterais das 6h às 18h
Parque Ecológico Ezechias Heringer
Aberto todos os dias, das 6h às 22h
Parque Ecológico de Águas Claras
Aberto todos os dias, das 5h às 22h
Parque Ecológico do Riacho Fundo
Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Areal
Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Veredinha
Aberto todos os dias, das 6h às 22h
Parque Ecológico Cortado
Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Três Meninas
Aberto todos os dias, das 7h às 18h
Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul
Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Península Sul
Aberto todos os dias, das 6h às 22h
Nenhum comentário