Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias

latest

Com novas regras Jardim Botânico reabre para visitação nesta 3ª feira confira veja

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) reabrirá nesta terça-feira (21) com novas regras para visitação. A série de restrições e alterações visa...

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) reabrirá nesta terça-feira (21) com novas regras para visitação. A série de restrições e alterações visa atender ao decreto do Governo do Distrito Federal e às recomendações das autoridades sanitárias para manter a proteção do público e servidores contra o coronavírus.

O planejamento para a retomada das atividades dentro do JBB seguirá um cronograma, considerando as particularidades de cada espaço e serviço. O objetivo é evitar aglomerações e analisar como será a visitação nas primeiras semanas.

“Estamos felizes em voltar a receber os visitantes e poder proporcionar momentos de lazer ao ar livre, mas o período requer cuidados redobrados. Por isso fizemos um planejamento para que tanto o público quanto os servidores possam se adaptar às restrições impostas pela pandemia”, reforçou a diretora-executiva do JBB, Aline De Pieri.

Espaços fechados

Os restaurantes permanecerão fechados, em cumprimento ao decreto 40.997 de 17 de julho de 2020, que proíbe comércio dentro de parques e demais unidades de conservação. O consumo de alimentos nas áreas comuns de visitação também não será permitido, assim como a realização de piqueniques, confraternizações e aniversários.

Bebedouros, banheiros, parquinho infantil, mirantes e aparelhos de musculação estarão interditados, conforme determinação do governo local. Para evitar aglomerações, outros espaços com algum grau de confinamento também permanecerão fechados (veja a lista completa abaixo).

A realização de ensaios fotográficos permanece suspensa por tempo indeterminado. “A demanda por ensaios é grande, principalmente na época da seca. Preferimos suspender essa atividade nas primeiras semanas, pois estaremos em fase de adaptação e não podemos sobrecarregar nossas equipes de limpeza e fiscalização”, argumentou a diretora.

Presença de animais

Os visitantes que ingressarem ao Jardim Botânico de bicicletas ou carros deverão ficar atentos aos limites de velocidade. Durante o período de isolamento social, houve aumento significativo de registros de animais silvestres pela área de visitação. “Ficamos quatro meses fechados para visitação e percebemos que os animas passaram a explorar os nossos jardins em horários que não eram usuais. Por isso é preciso atenção ao circular por aqui”, adiantou a diretora-executiva. Os estacionamentos também serão monitorados para garantir o distanciamento social.

Para que o Jardim Botânico possa continuar aberto e voltar a oferecer todos os serviços e atrações, a colaboração dos visitantes será fundamental. “Contamos com a compreensão dos frequentadores e cumprimento rigoroso das Normas de Visitação, como o uso obrigatório de máscaras, inclusive nas trilhas, uso de garrafas próprias de água, regras de distanciamento social e etiqueta respiratória”, reforçou Aline De Pieri.

Precauções

A liberação para o funcionamento do JBB ocorreu na sexta-feira (17) com a publicação do decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha. Desde então, equipes do JBB colocaram em prática o planejamento para a reabertura gradual da unidade.

Entre as medidas previstas estava o isolamento de todos os espaços que permanecerão fechados, desinfecção das áreas de maior circulação e treinamento das equipes que atenderão o público. “O jardim possui uma série de características e por isso optamos por tomar as precauções que já estavam previstas no cronograma para receber o público”, explicou a diretora-executiva.

O foco, neste momento, é seguir rigorosamente as normas previstas no decreto e as recomendações das autoridades de saúde para evitar a proliferação da Covid-19.

Na quarta-feira (22), equipes do SANEAR-DF farão nova ação aqui no JBB para reforçar a limpeza de todas as áreas.

Está mantida a entrada gratuita de pedestres e ciclistas das 7h30 às 8h50.

Espaços fechados para visitação:

Parquinho infantil
Área de piquenique
Ponto de Encontro Comunitário (PEC)
Mirante do Jardim de Contemplação
Sala de Exposição
Orquidário
Sinos do Jardim Japonês CONFIRMAR
Espaço Ciência
Oficina da Natureza
Casa da Permacultura
Espaço Água
Espaço Montarroyos
Centro de Excelência do Cerrado
O que está proibido:

Piqueniques
Aniversários
Ensaios fotográficos
Visitas guiadas
Uso de bancos e mesas
Uso dos bebedouros
Uso dos banheiros
Lembre-se:

O uso de máscara é obrigatório no Jardim Botânico
Traga sua garrafa de água
Mantenha o distanciamento social
Traga seu álcool gel
Siga a etiqueta respiratória em caso de tosse ou espirro e cubra nariz e boca com o braço
Fique atento aos limites de velocidade
Bom passeio!

Com informações da Agencia Brasilia 

Nenhum comentário