Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias

latest

Boa noticia para o Itapoâ! GDF Presente quadruplica limpeza de ruas e população agradece

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília O GDF Presente quadruplica o recolhimento de lixos, entulhos e inservíveis nas ruas do Itapoã. Q...

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília
O GDF Presente quadruplica o recolhimento de lixos, entulhos e inservíveis nas ruas do Itapoã. Quando a cidade recebe reforço do programa, a limpeza diária chega a remover 80 toneladas de materiais em desuso — ante 20 toneladas em operações normais realizadas pela Administração Regional. Nesta semana, equipes em 12 equipamentos reforçam a solução de demandas na região com mutirão de serviços que inclui cobertura de buracos, recuperação de estradas e instalações de quebra-molas. 
Os maquinários começaram a desembarcar na cidade há uma semana, na quinta-feira (21), e permanecerão até esta sexta-feira (29). Com a descentralização do Polo Leste do GDF Presente, demandas urgentes são solucionadas. “Quando o programa vem para cá, conseguimos aumentar o serviço e efetivo de obra e limpeza. Com a ajuda, conseguimos chegar a uma retirada de 80 toneladas diárias de lixo das ruas. Sem isso, fazemos, no máximo, 20 toneladas”, conta o administrador regional, Valdemar Medeiros. 
A medida é arma de enfrentamento à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Na manhã desta quinta-feira (28), três caminhões saíram cheios de uma rua no Condomínio Del Lago. Ao todo, foram 25 toneladas de itens descartados irregularmente pela população. O órgão trabalha na conscientização dos moradores. 
Melhorias pela cidade
Entre as ações do GDF Presente em Itapoã, são realizadas recuperação de ruas com estradas de terra degradadas pelas chuvas no Del Lago. “Temos algumas quadras que aguardam pavimentação. Enquanto o asfalto não chega, trabalhamos para melhorar as condições de tráfego. O programa apoia na regularização das pistas, o que ajuda a comunidade”, conta o administrador. 
Moradora da região há dois anos e meio, Maria do Rosário, 57 anos, acompanhou a movimentação dos maquinários pela cidade na porta de casa. Ela confirma que sua rua precisava de intervenções de melhorias. “Agora vai ficar bem melhor para passar por aqui. É importante esse cuidado”, diz. Reparos também foram feitos em uma estrada rural na DF 330. O material utilizado para o trabalho é doado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).  
Na marginal da DF-250, são instalados 200 meios-fios obtidos via Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) em trechos danificados ou inexistentes. Além disso, a presença das equipes na cidade ajudou a construir dois novos quebra-molas instalados na Avenida do Mourão, uma das principais do Itapoã, uma demanda antiga da comunidade. Ainda estão sendo feitas pintura de vagas no estacionamento da Unidade Básica de Saúde nº 3, construída no fim do ano passado.
Com informações da Agência Brasilia

Nenhum comentário